terça-feira, 23 de dezembro de 2014

FUNDAÇÃO ROTÁRIA - Pontos de Reconhecimento

FUNDAÇÃO ROTÁRIA  - Pontos de Reconhecimento



Caros companheiros

Toda doação feita ao fundo anual, pólio ou subsídios aprovados geram pontos de reconhecimento que podem ser usados para fazer Paul Harris ou Safiras (cada dólar doado gera um ponto de reconhecimento).

Há mais informações sobre como funcionam esses pontos no seguinte link: https://www.rotary.org/pt/document/665

No caso da doação pessoal, ambos – doador e agraciado/homenageado – cumulam os valores para obtenção do Paul harris ou próximo nível (safiras e rubis). Trata-se de um beneficio/incentivo oferecido às doações individuais. Assim, a doação individual segue sendo do doador, contando para seus reconhecimentos pessoais e o que passa para o homenageado são os pontos de reconhecimento, contando também para o reconhecimento pessoal do recebedor dos pontos. Esse “duplo” reconhecimento não acontece com doações de clubes ou pessoas jurídicas – quando se gera apenas o reconhecimento de seu homenageado.

(Observo apenas que não se deve enviar a contribuição de um clube ou empresa dizendo ser de um rotariano, apenas com vistas ao reconhecimento. Dentro das indicações da Fundação, deve-se sempre informar como doador os doadores efetivos das contribuições (aqueles que estão doando o dinheiro), a fim de que tenhamos registros fidedignos e que todos possam ser homenageados adequadamente).

Dúvidas ou maiores esclarecimentos ligar no tel: (11) 3826.2966
falar com Patrícia Avila
Coordenadora de Captação de Recursos | Fundação Rotária

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

ULTIMA VISITA OFICIAL DO GOVERNADOR 2013/2014 CO.JOÃO BATISTA PIRES FILHO

COMPANHEIROS DE NOSSO DISTRITO
NESSE MOMENTO ACONTECE A ÚLTIMA VISITA OFICIAL DO NOSSO QUERIDO GOVERNADOR CO. JOÃO BATISTA PIRES FILHO.
Os Rotary Clubes São José dos Campos: Santana, Satélite e São José dos Campos tem a honra de divulgar em tempo real através de fotos essa visita.


Bolsas Rotary pela Paz de 2016

Srs. Presidentes

Por solicitação do Presidente da Comissão da Fundação Rotária, Gov. Orvile Kairalla Riemma, segue material referente Bolsas Rotary, cujo teor é auto-explicativo.

Sidnei A. Rett
Secretário Distrital



CENTROS ROTARY PELA PAZ

As inscrições às Bolsas Rotary pela Paz de 2016 estão abertas.com a renovação da página on-line deste programa, colocamos mais informações para ajudar rotarianos e aspirantes à bolsa. Assista ao vídeo sobre o processo de inscrição e formulário, veja as histórias de alumni e explore os recursos da página. Clique nos links abaixo para saber mais:

Centros Rotary pela Paz
Recursos

Alguns lembretes importantes:

1. Novo prazo distrital: 31 de maio de 2015
a. Os candidatos devem entregar suas inscrições ao distrito até 31 de maio para ratificação.
b. Os distritos devem entrevistar e enviar os formulários ratificados para a Fundação Rotária até 1° de julho de 2015.

Seguem anexas algumas informações para ajudar a recrutar candidatos, entender o processo de inscrição e fazer entrevistas.

Recursos adicionais:

1. Centros Rotary pela Paz — Guia para Rotarianos
2. Panfleto dos Centros Rotary pela Paz

Não perca os seguintes webinars para rotarianos:

1. Introdução aos Centros Rotary pela Paz
a. Data: 6 de janeiro de 2015, 09h00 de Chicago
b. Objetivo: dar orientação sobre as Bolsas Rotary pela Paz de 2016.

2. Centros Rotary pela Paz 2001
a. Data: 10 de fevereiro de 2015, 09h00 de Chicago
b. Objetivo: dar informações sobre recrutamento e aconselhamento.
Trabalhando juntos, conseguiremos recrutar os melhores candidatos. Agradecemos por sua dedicação.

Atenciosamente,

Centros Rotary pela Paz

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

FIQUE ATENTO AS DATAS PARA INSCRIÇÃO: Convenção Internacional de Rotary 2015 – São Paulo



Companheiros,
Diretores e Membros de Comissões Distritais do D.4600

Por solicitação do Governador Ettore Dalboni da Cunha, da Comissão Distrital de Promoção da Convenção, repassamos o roteiro de inscrição para o evento. (Cópias em anexo)
O Co. Ettore pede para que os Companheiros não deixem para a última hora e que façam suas inscrições o quanto antes.
Contamos com o apoio de todos na divulgação
Sidnei A. Rett
Secretário Distrital







Cerimônia Festiva de Final de Ano - Rotary Club de Angra dos Reis

Prezados Companheiros
O Presidente do Rotary Club de Angra dos Reis Zélio Nascimento juntamente com a Companheiros de clube tem o imenso prazer de convida-los à participar da Cerimônia Festiva de Final de Ano. Todos os detalhes seguem com o convite abaixo.


terça-feira, 9 de dezembro de 2014

CLUBE EM AÇÃO- Rotary Club Taubaté Oeste realiza almoço para as crianças da escola do bairro Pouso Frio em Taubaté.



Foi um sucesso o almoço para as crianças da escola do bairro Pouso Frio realizado na Casa da Amizade Taubaté pelo Rotary Club Taubaté Oeste, uma confraternização especialíssima, com muita alegria, presentes e a felicidade de todos os participantes.Parabéns a todos os envolvidos.









Natal Distrital Solidário - 13/12/2014


Visita do Governador - RC Cruzeiro - 11/12/2014


Visita do Governador - RC Mendes 09/12/2014


O pagamento das cotas vai ficar mais fácil. Você está preparado?


Rotary.org

EQUIPE DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO ROTARY INTERNATIONAL 

Prezado(a) dirigente de clube:
Os dias de planilhas complicadas para calcular as cotas per capita estão chegando ao fim. A partir de janeiro, você receberá uma fatura de uma página mostrando o valor a ser pago.
Para receber a fatura correta:
  • § Atualize os dados de associados até 1º janeiro. Reporte associados que entraram para o clube e aqueles que deram baixa até 1º de janeiro.
  • § Atualize as informações dos dirigentes eleitos até 1º de fevereiro. Verifique se as informações dos dirigentes do clube estão corretas (endereço, e-mail e fax).
  • § Adicione dados do clube. Forneça o e-mail e o endereço do clube que serão usados para o envio da fatura e das revistas The Rotarian eRevista Rotaria (distribuídas ao clube).
  • § Atualize as assinaturas de revistas. Verifique as assinaturas daThe Rotarian e Revista Rotaria (outras publicações regionais não estão inclusas) e envie possíveis alterações para data@rotary.org. Confirme também as assinaturas pagas pelo clube para não rotarianos e outras organizações.
Para atualizar os dados dos associados, escolha uma das opções abaixo:
Acesse o nosso site para mais informações sobre a nova fatura. Governadores, governadores eleitos e governadores assistentes podem verificar o status dos clubes de seus distritos em Meu Rotary.
Atenciosamente,
Kenneth Wright
Data Relations Manager

20 "boas" razões para ser Rotariano

rotary

AMIZADE
1. Amizade: Em um mundo cada vez mais complexo, o Rotary satisfaz a uma das necessidades mais básicas dos seres humanos: a de companheirismo. Esta é uma das duas razões pelas quais o Rotary foi fundado em 1905.

CONTATOS PROFISSIONAIS
2. Contatos profissionais: Este foi o segundo motivo do surgimento do Rotary. Toda pessoa precisa de uma rede de contatos. O Rotary representa um corte transversal das profissões de uma comunidade, pois os rotarianos estão envolvidos em todos os ramos comerciais e profissionais, e ajudam-se uns aos outros.

CRESCIMENTO PESSOAL
3. Crescimento pessoal: O envolvimento com o Rotary favorece o crescimento pessoal na área de relações humanas.

EXPERIÊNCIA EM LIDERANÇA
4. Experiência em liderança: O Rotary é uma organização que congrega líderes e pessoas de sucesso. Servir em cargos rotários é sinônimo de maior experiência em liderança. A pessoa aprende como motivar, influenciar e liderar aqueles que já são líderes.

ATUAÇÃO CÍVICA NA COMUNIDADE
5. Atuação cívica na comunidade: A ligação com um Rotary Club torna seus sócios melhores cidadãos. Tipicamente, o Rotary Club congrega as pessoas mais atuantes de uma comunidade.

INFORMAÇÃO ATUALIZADA
6. Informação atualizada: As reuniões semanais de um Rotary Club procuram manter os sócios atualizados sobre o que está acontecendo na comunidade, no país e no mundo. Discutem-se temas variados apresentados por palestrantes convidados.

DIVERSÃO
7. Diversão: O Rotary também oferece diversão. Todas as reuniões semanais, projetos de clube e atividades sociais e o serviço são interessantes e divertidas. Além disso, prestar serviços também é divertido.

ORATÓRIA
8. Oratória: Muitas pessoas que ingressam em nossa organização têm receio de falar em público. O Rotary permite excelente experiência em oratória, fortalecimento da autoconfiança e aproveitamento de oportunidades no campo da comunicação.

CIDADÃO DO MUNDO
9. Cidadão do mundo: Todo rotariano usa um distintivo que diz Rotary International e é bem recebido e incentivado a participar das reuniões de mais de 31.000 clubes de 167 países e regiões geográficas. São poucos os lugares do mundo que não contam com um Rotary Club. No Rotary fazemos amigos na comunidade local e mundial.

ASSISTÊNCIA DURANTE VIAGENS
10. Assistência durante viagens: Como existem Rotary Clubs em tantos lugares, com muita freqüência rotarianos que precisavam de médico, advogado, hotel, dentista, conselho, etc., durante alguma viagem conseguiram ajuda através do Rotary.

ENTRETENIMENTO
11. Entretenimento: Todo clube organiza reuniões e atividades de entretenimento, as quais são muito importantes para trazer diversão às nossas ocupadas vidas profissionais ou de negócios. No Rotary são organizadas conferências, convenções, assembléias e institutos que, além de informação, orientação e serviço rotário, também oferecem distração.

MELHORIA DAS HABILIDADES SOCIAIS
12. Melhoria das habilidades sociais: Todas as semanas, e em vários tipos de reuniões e eventos, o Rotary aperfeiçoa nossas personalidades e habilidades interpessoais, oferecendo ambiente ideal para pessoas que gostam de sociabilizar.

PROGRAMAS FAMILIARES
13. Programas familiares: O Rotary oferece um dos mais abrangentes programas de intercâmbio de jovens do mundo, patrocina clubes em escolas secundárias e universitárias para os futuros rotarianos, programas e associações de cônjuges, bem como grande variedade de atividades úteis que difundem valores fundamentais às famílias de rotarianos.

CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS
14. Conhecimentos profissionais: Espera-se que todo rotariano envolva-se com a melhoria de sua profissão ou ocupação, sirva em comissões de serviços profissionais e participe da divulgação de sua profissão entre os jovens. Os rotarianos procuram conseguir que todos sirvam sempre da melhor maneira através de nossas profissões, sejam elas no ramo da medicina, educação, etc.

VALORES ÉTICOS
15. Valores éticos: Os rotarianos aplicam em todas as suas atividades a Prova Quádrupla, a qual reflete seus padrões de ética. Espera-se que os sócios atuem eticamente em suas profissões e relacionamentos pessoais.

CONSCIENTIZAÇÃO CULTURAL
16. Conscientização cultural: Encontramos representadas no Rotary, mundialmente, quase todas as religiões, culturas, raças, nacionalidades e crenças políticas. Em nosso meio encontram-se os cidadãos de maior destaque dos mais variados campos do conhecimento humano. Os rotarianos entram em contato com outras culturas e anseiam por trabalhar e ajudar as pessoas de todos os lugares. Conseqüentemente, tornam-se melhores cidadãos em seus próprios países.

PRESTÍGIO
17. Prestígio: Os rotarianos são pessoas de prestígio - líderes de negócios, profissionais, artísticos, governamentais, esportivos, militares, religiosos e muitos outros. O Rotary é a associação de clubes dedicada à prestação de serviços mais antiga e prestigiosa do mundo. Em suas fileiras encontram-se executivos, diretores e profissionais de destaque, ou seja, pessoas de influência acostumadas a tomar decisões.

PESSOAS AGRADÁVEIS
18. Pessoas agradáveis: Acima de tudo, os rotarianos são pessoas agradáveis. São indivíduos que crêem que o valor de cada um reside em ter bom coração e não no destaque pessoal.

AUSÊNCIA DE UM CREDO OFICIAL
19. Ausência de um credo oficial: Pelo fato do Rotary International não ter caráter político ou religioso, não possuímos nenhum credo oficial. Somos uma sociedade aberta, integrada por homens e mulheres que acreditam no valor da ajuda ao próximo.

OPORTUNIDADE PARA SERVIR
20. Oportunidade para Servir: Rotary é formado por clubes dedicados à prestação de serviços. Seu interesse máximo é a humanidade, seu produto de maior valor é a dedicação ao servir.

Os melhores motivos para tornar-se rotariano são a oportunidade de ajudar nossos semelhantes e o bem-estar que resulta de nossas ações.

Prova Quádrupla

prova quadrupla

Prova Quádrupla Do que nós pensamos, dizemos e fazemos.
É A VERDADE? Embora livres para afirmar ou negar, não temos o direito de falsear a VERDADE. 
É JUSTO PARA TODOS OS INTERESSADOS? Na igualdade de tratamento provarmos nosso espírito de JUSTIÇA. 
CRIARÁ BOA VONTADE E MELHORES AMIZADES? Para criar BOA VONTADE e conquistar MELHORES AMIZADES, devemos provar os nossos desejo de servir, mesmo que isto custe trabalho e dedicação. 
SERÁ BENÉFICO PARA TODOS OS INTERESSADOS? O importante é levar a todos o BENEFÍCIO de nossos atos
O Manual de Procedimento de R.I. recomenda reprodução da Prova Quádrupla e esclarece que a única finalidade de sua reprodução e uso deve ser a de desenvolver e manter altos padrões de ética nas relações humanas.

HISTÓRIA DA PROVA QUÁDRUPLA

Por Herbert J. Taylor

"Em 1932, fui encarregado pelos credores da Club Aluminum Company, de evitar a falência e conseqüente fechamento da empresa. Atuava a mesma como distribuidora de utensílios de cozinha e de outros artigos para casa. Achamos que era devedora de importância superior a US$400.000 acima do ativo total. Estava quebrada, mas ainda vivia.

Nessa ocasião, um banco de Chicago emprestou-nos US$6.100, parcos recursos com os quais prosseguiu operando.

Conquanto tivéssemos um bom produto, nossos competidores também comerciavam com material excelente, de marcas largamente anunciadas.

Nossa companhia dispunha de ótimos empregados, mas a concorrência igualmente os possuía. E, além disso, se achava, naturalmente, em condições econômicas muito mais sólidas do que nós.
Com tremendos obstáculos e desvantagens a enfrentar, sentimos a necessidade de criar em nossa organização algo com que os competidores não contassem em idênticas proporções. Decidimos, então, que teria de girar em torno do caráter, da noção do dever e do espírito de servir do nosso pessoal.

Determinamos principiar por selecionar cuidadosamente nossos colaboradores e, em seguida, ajudá-los a se tornarem melhores homens e mulheres, à medida que avançassem nas suas carreiras.
Acreditávamos na "força da razão" e resolvemos tentar o máximo para que estivesse ela sempre do nosso lado.

A indústria a que nos consagrávamos, como acontecia a várias outras, tinha um código de ética, mas esse era muito longo e quase impossível de se o reter de cor e, portanto, impraticável. Concluímos que precisávamos de um padrão simples para avaliar a correção de nossa maneira de proceder, e de que todos na empresa pudessem rapidamente lembrar-se. Entendíamos, que o texto proposto não deveria apontar aos nossos empregados o que lhes competia fazer, porém, dirigir-lhes perguntas que lhes facilitassem verificar se seus planos, normas, informes e ações estavam certos ou errados.

Havíamos procurado, nas publicações disponíveis, uma medida de ética curta, mas não pudemos encontrar uma satisfatória. Um dia, em julho de 1932, resolvi orar a respeito do assunto. Naquela manhã, debrucei-me sobre minha escrivaninha e pedi a Deus que nos ajudasse a pensar, falar e fazer o que fosse certo. Imediatamente, peguei um cartão em branco e escrevi "A Prova Quádrupla" do que pensamos, dizemos ou fazemos. Coloquei essa pequena série de regras sob o vidro de minha mesa de trabalho e deliberei ensaiá-la por alguns dias, antes de abordar o assunto com qualquer funcionário da companhia. O resultado foi deveras desencorajador. Por pouco não a lancei na cesta de papéis, logo ao primeiro dia, quando comparei tudo que transitou pelas minhas mãos com a sua indagação inicial. "É a verdade ? Nunca me havia, até então, apercebido de quanto estava freqüentemente afastado da verdade, e do número de inexatidões que figuravam na literatura, cartas e propaganda da organização.

Depois de cerca de dois meses de um sincero e constante empenho de minha parte, em atender à Prova Quádrupla, eu estava completamente convencido de seu valor e, ao mesmo tempo, imensamente humilhado, às vezes desanimado, com o meu próprio desempenho das funções de presidente da companhia. Tinha, entretanto, progredido bastante naquele propósito de respeitar o teste para julgar-me autorizado a mencioná-lo a meus associados. Discuti-o com os quatro chefes de departamento.

Talvez seja útil conhecer qual a crença religiosa dos companheiros desse grupo. Um era católico, o segundo cristão cientista, o terceiro, judeu ortodoxo e o quarto, presbiteriano.

Indaguei de cada um deles se notava algum detalhe na Prova Quádrupla contrário à doutrina e ideais de sua particular devoção. Todos concordaram em que o culto da veracidade, eqüidade, amistosidade e prestimosidade não só se ajustava a seus princípios mas que, se permanentemente observadas nos negócios, essas virtudes lhes assegurariam maior sucesso e aperfeiçoamento.

Anuíram em averiguar se os planos, normas, informes e publicidade do estabelecimento se coadunavam com os ditames da Prova Quádrupla. Mais tarde pediu-se a todo o pessoal que a decorasse e adotasse em suas relações com os demais.

A investigação da linguagem dos nossos anúncios, à luz da Prova Quádrupla, resultou na eliminação de asseverações cuja autenticidade não podia ser demonstrada. Superlativos tais como as expressões "o melhor", "o maior", "o único", desapareceram de nossa propaganda. Como uma conseqüência, o público gradualmente passou a depositar crescente fé no que declarávamos nos anúncios e a comprar mais das nossas mercadorias.

O uso ininterrupto da Prova Quádrupla levou-nos a alterar nossa orientação atinente às relações com os competidores. Abolimos, de nossa literatura e reclames, quaisquer comentários adversos ou prejudiciais aos produtos da concorrência.

Quando se oferecia uma oportunidade de elogiar nossos colegas, não hesitávamos em fazê-lo. Assim, conquistamos suas consideração e amizade. A obediência aos preceitos da Prova Quádrupla, no trato com nossos empregados, e com fornecedores e clientes, garantiu-nos sua estima e boa vontade.
Aprendemos que a afeição e confiança daqueles com que nos associamos são essenciais ao êxito duradouro nos negócios.

Graças ao leal esforço dos nossos servidores, por mais de vinte anos, nos temos aproximado, com firmeza, dos alvos a que a Prova Quádrupla visa.

Fomos recompensados com um contínuo aumento das nossas vendas e lucros, do qual participou a remuneração do pessoal. Falida em 1932, conseguiu a nossa empresa atingir a atual situação. Com suas dívidas integralmente saldadas, o pagamento de mais de um milhão de dólares a seus acionistas e um acervo superior a dois milhões. Todos esses resultados promanam de um investimento em dinheiro de US$6.100, da observância da Prova Quádrupla e do labor intenso de algumas criaturas que acreditavam na bondade divina e atuam sob a inspiração de elevados ideais.

Os dividendos intangíveis, derivados da adoção da Prova Quádrupla, são ainda mais significativos do que os financeiros. Temos constantemente visto crescerem, a nosso favor, a boa vontade, estima e confiança dos clientes, competidores e do público, e, o que é mais valioso, assinalamos um grande aprimoramento dos predicados morais do nosso corpo de funcionários e empregados.

Descobrimos que não se pode aplicar incessantemente a Prova Quádrupla a todas as modalidades de contatos, no setor dos negócios, durante oito horas por dia, sem que se contraia o costume de consultá-la no curso da própria vida doméstica, social e cívica.


E, dessa forma, seremos melhor pai, melhor amigo e melhor cidadão."

Carta Mensal de Novembro de 2014

Carta-Novembro